Você está aqui: Página Inicial > Sobre a Câmara > História da Cidade

Alto Horizonte


No ano de 1949, o Sr. Manoel Francisco Leite (Badio), procedente da região do rio do Peixe, município de Anápolis, adquiriu as terras onde foi levantado patrimônio. Em 1951, o Sr. Manoel Francisco Leite, construiu o primeiro rancho (com o nome de fazenda Jenipapo), tendo iniciado o patrimônio em 1952, promovendo o loteamento (invasão) doando estes terrenos para pessoas que chegaram a região para trabalharem na lavoura. O patrimônio foi vendido em 1954 aos senhores Sebastião Pedro da Silva e Pedro Rodrigues Frois. A transação, a mais antiga que se tem registro de Alto Horizonte, foi lavrada no dia 10 de janeiro de 1954, no cartório do 1º ofício de Uruaçu.

Mais tarde foi erguida a primeira capela de Pau-a-Pique, em homenagem à São Sebastião, sendo a primeira missa celebrada pelo padre Valentin. Criou-se a primeira escola para que os filhos dos primeiros colonos estudassem, sendo seu primeiro professor o Sr. Vicente de Araújo. O povoado passou a se chamar Chapada Grande e cresceu rapidamente com a chegada de várias famílias vindas do Nordeste e Minas Gerais, somando-se aos primeiros goianos, dando impulso ao crescimento da principal economia do povoado: a agricultura a criação de gado bovino. Situado em terras de posição geográfica previlegiadas, a configuração da topografia do terreno alto, mas plano, e provida de uma hidrografia que tornam as terras férteis, tornou a região apta para a agricultura e pecuária. De acordo com José Fortini Filho, o serviço topógrafo da sede do município (ruas, avenidas, praças, áreas de lazer, escolas) foi realizado pelos senhores Sebastião Pedro Silva e Pedro Rodrigues Frois. A emancipação política se deu graças a união das autoridades políticas e sociedade local.

O então vereador Emivaldo Sebastião Borges entrou com um requerimento pedindo a separação do município de Mara Rosa. Sob a lei nº 11.399, em 16 de janeiro de 1991, devido ao crescimento do povoado e de sua economia, agricultura, pecuária, e com o surgimento de jazidas de minério de ouro e cobre na região, Alto Horizonte foi declarado município, desmembrando-se de Mara Rosa, do qual era distrito. Mas o feito só foi oficializado com a posse do primeiro prefeito, o comerciante Edvard de Deus Vieira, eleito na eleição de 1992, para tomar as primeiras decisões administrativas do recém criado município.


ANIVERSÁRIO:

FUNDAÇÃO:

GENTÍLICO:
16 de janeiro16/01/1991altohorizontino

ALTITUDE:

ÁREA TERRITORIAL:

POPULAÇÃO:
375 metros503,764 km²5.140 habitantes

DENSIDADE
DEMOGRÁFICA:——–

COORDENADAS:

COORDENADAS:
8,94 hab/km²Latitude: -14.199833 14° 11′ 59.61″ Sul——Longitude: -49.337316 Oeste² 49° 20′ 14.41″